sábado, 24 de maio de 2014

Nova fase do BRT MOVE BH começa neste sábado

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus MOVE BH
Nova fase do BRT MOVE BH começa neste sábado
De acordo com a BHTrans, sistema de corredores de ônibus passa a atender mais 37 mil passageiros
ADAMO BAZANI – CBN
Entra em operação neste sábado, dia 24 de maio de 2014, a segunda fase do sistema de corredores exclusivos para ônibus de Belo Horizonte, BRT MOVE BH, na Avenida Antônio Carlos.
Segundo a BHTrans – Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte, com as mudanças, mais 37 mil passageiros passam a contar com o sistema de corredores de ônibus e pela Avenida Antônio Carlos vão deixar de circular 86 ônibus nas faixas compartilhadas com os carros.
De acordo com a gerenciadora, 11 linhas convencionais vão ser transformadas em oito alimentadoras da Estação Pampulha.
“Assim, usuários oriundos, por exemplo, dos bairros Planalto, Floramar, Santa Mônica e do Jardim Leblon, além da possibilidade de acesso direto ao Centro, passarão, a partir de sábado, a ter acesso à Área Hospitalar, sem o pagamento de nova tarifa, necessário até então, bem como à Avenida Amazonas e demais bairros atendidos por linhas MOVE.” – explica a BHTrans em nota.
As modificações serão as seguintes:
NOVAS LINHAS ALIMENTADORAS:
617 Estação Pampulha/Piratininga via Rio Branco
618 Estação Pampulha/Jardim Leblon
LINHAS EXTINTAS:
2210 A Rio Branco
2210 B Jardim Leblon via Rio Branco
2210 C Piratininga via Rio Branco
NOVAS LINHAS ALIMENTADORAS:
619 Estação Pampulha/Santa Mônica via Santa Branca
620 Estação Pampulha/ Santa Mônica via Santa Amélia
LINHAS EXTINTAS:
1207 A Betânia/Santa Mônica
1207 B Conjunto Betânia/Santa Mônica
1207 C Bairro das Indústrias – 4ª Seção/ Santa Mônica
2216 Santa Branca
NOVA LINHA ALIMENTADORA:
644 Estação Pampulha/São João Batista
LINHA EXTINTA:
2256 São João Batista A
NOVAS LINHAS ALIMENTADORAS:
717 Estação Pampulha/São João Batista
718 Estação Pampulha/Planalto
LINHAS EXTINTAS:
2211 A Campo Grande
2211 B Planalto
NOVA LINHA ALIMENTADORA:
719 Estação Pampulha/Floramar
LINHA EXTINTA:
2214 Floramar
NOVA LINHA TRONCAL E LINHAS RADIAIS:
Também a partir deste sábado será criada mais uma linha troncal, a 5250 (Estação Pampulha/Betânia), que vai ligar os corredores Antônio Carlos e Amazonas, sem passar pelo Hipercento.
Segundo a BHTrans, com essa a linha os passageiros podem contar com mais integrações:
“Essa linha ampliará as possibilidades de interligação de bairros da região da Pampulha e do entorno da Avenida Antônio Carlos com os do entorno da Avenida Amazonas e de parte da região Oeste. Os usuários terão acesso, por exemplo, ao Fórum e ao polo comercial do Barro Preto. A linha troncal 5250 operará com veículos do tipo padron, com ar condicionado. Ela irá circular nos dias úteis, bem como no período noturno (quando irá parar nas Estações Carijós e Rio de Janeiro, e trafegar pela pista mista da Antônio Carlos entre 0h e 4h), e aos domingos e feriados (quando também passará pelas duas Estações do Centro).” – diz a gerenciadora na nota.
A implantação da linha troncal também vai permitir a criação de três linhas radiais até o centro. Estas linhas vão complementar três linhas diametrais que ligam bairros da região Oeste com a Pampulha.
“Essas três novas linhas radiais estarão integradas com a nova troncal 5250, dispensando o pagamento da tarifa complementar, desde que o usuário utilize o cartão BHBUS.” – explica a BHTrans na nota.
NOVAS LINHAS RADIAIS:
2033 Betânia/Centro
2034 Conjunto Betânia/Centro
2035 Bairro das Indústrias/Centro
Ainda na zona Oeste de Belo Horizonte, será criada uma nova linha alimentadora, a 207 – Betânia/Estação Vila Oeste do Metrô. A tarifa vai ser reduzida, custando R$ 2,05. A linha será integrada ao novo serviço troncal 5250. “O usuário pagará apenas o complemento de R$0,80 ao embarcar nessa linha troncal ou no metrô, na Vila Oeste, no intervalo de 90 minutos, utilizando o cartão BHBUS”.
PADRON EM LINHA DIAMETRAL:
Para atender a uma demanda maior de passageiros, a linha diametral 5401 (São Luis/Dom Cabral) vai ser operada por ônibus do tipo padron.
Haverá possibilidade de integração gratuita entre esta linha e o serviço troncal 52.
“Na Antônio Carlos, circulará pela busway do Corredor Antônio Carlos, com paradas nas Estações de Transferência posicionadas ao longo de seu trajeto, o que permitirá a integração com outras linhas do sistema MOVE. Usuários das linhas alimentadoras da Estação Pampulha, que embarcarem na linha troncal 52, por exemplo, podem descer em Estações de Transferência da Antônio Carlos, localizadas entre o Senai e o Bairro São Francisco, e embarcar na linha 5401, sem o pagamento de nova tarifa, para, assim, chegar a destinos como o Expominas ou a PUC Coração Eucarístico”.
LINHAS TRONCAIS TERÃO ACRÉSCIMO DE VIAGENS:
Com as mudanças implantadas nesta segunda fase do BRT MOVE BH, a estimativa da BHTrans é que aumente a demanda de passageiros das atuais linhas troncais que vão receber passageiros das linhas criadas neste sábado.
Na mesma nota, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte informa o número de viagens a mais.
“Ao longo da primeira semana o número de viagens das linhas troncais 50 Estação Pampulha / Centro – Direta, 51 Estação Pampulha / Centro / Hospitais – Paradora e 52 Estação Pampulha / Lagoinha foram reforçados. A partir do próximo sábado, dia 24/5, visando atender a nova demanda de usuários da segunda fase do MOVE da Avenida Antônio Carlos, a BHTRANS vai ampliar ainda mais os quadros de horários dessas linhas. Quando operação começou, a linha 50, por exemplo, possuía 117 viagens nos diais úteis e passará a oferecer 276 viagens. Já a linha 51, que possuía 88 viagens nos dias úteis, terá 192 viagens. A linha 52 também terá reforço no quadro de horário, que está sendo atualizado.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário