sexta-feira, 30 de maio de 2014

Como os motoristas de ônibus estão dirigindo? Pesquisa com simulador quer saber

ônibus
Ônibus urbano na Grande São Paulo. Como nossos motoristas estão dirigindo? ANTP vai capacitar profissionais e criar um banco de dados para treinamentos em todo o País com uso de simulador de situações de risco. Participação é gratuita e aberta a qualquer interessado que atue no setor. Foto: Adamo Bazani
Como os motoristas profissionais estão dirigindo no Brasil?
ANTP realiza pesquisa e estudos com simulador em São Paulo. Qualquer motorista pode participar e auxiliar num levantamento inédito que deve criar banco de dados com erros mais comuns dos profissionais para treinamentos em todo o País
ADAMO BAZANI – CBN
Os motoristas de ônibus no Brasil estão operando os veículos adequadamente? Estes profissionais proporcionam segurança a eles mesmos, passageiros, a outros motoristas, ciclistas e pedestres? Quais são os erros mais comuns cometidos pelos motoristas na condução dos veículos de transportes coletivos, sejam rodoviários e urbanos?
Para buscar respostas a estas questões, a ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos realiza até o dia 25 de junho um levantamento inédito com a participação direta dos motoristas.
No Centro Automotivo Porto Seguro, na Avenida Rio Branco, 1488, região Central da Capital Paulista, está instalado um simulador da empresa espanhola Lander disponível para qualquer motorista que tem o interesse de aperfeiçoar o seu trabalho e ao mesmo tempo contribuir para a criação de um banco de dados que identifique os erros mais comuns na direção em situações de risco, emergenciais ou que exijam reações rápidas para evitar acidentes.
As inscrições e participações são gratuitas e devem ser feitas pelo site da ANTP no seguinte link:
A ANTP ressalta que para a criação do banco de dados com os erros em situações de risco e as carências mais comuns de habilidades ao volante não divulgará os dados do motorista, que terá a identidade preservada.
Mas com o diagnóstico das falhas humanas mais comuns, será possível criar cursos e treinamentos mais específicos e adequados à realidade dos motoristas brasileiros. Estes treinamentos podem ser aplicados pelas empresas de ônibus e órgãos públicos.
Assim, as empresas devem também incentivar os seus profissionais a participarem.
Para o motorista que participa, a vantagem é que ele adquire mais conhecimentos, se qualifica profissionalmente e aprende dicas que podem poupar a própria vida numa situação de risco.
Segundo a ANTP, o objetivo não é julgar e avaliar o motorista, tão pouco ensiná-lo a dirigir, mas fazer com que os transportes no país sejam operados com mais segurança.
Os motoristas saem com o preparo dos cursos tradicionais de formação. Mas nem sempre, as aulas oficiais para obtenção da carteira nacional de habilitação trazem todas as noções necessárias para o dia a dia.
Existem situações que na vivência o motorista aprende.
Estudos relacionados o tráfego, no entanto, demonstram que nem sempre a vivência é suficiente, já que uma situação inédita pode ter resultados fatais. É necessário, com base nas experiências de acidentes anteriores, capacitar os motoristas sobre as melhores reações.
Neste sentido, hoje os simuladores são considerados essenciais. Isso porque, eles fazem o motorista sentir as dificuldades de um momento de risco, mas num ambiente seguro.
Segundo nota da ANTP, a taxa de acidentes no Brasil é alta.
“O número de acidentes de trânsito no Brasil é muito elevado (43 mil mortes por ano) quando comparado ao de outros países. Um recente estudo da Universidade de Michigan (EUA), com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta o Brasil em 42º lugar num ranking de 169 países, com a cifra de 22 mortes para cada 100 mil pessoas”.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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