Fonte: Portal Correio
Foto: Paulo Rafael Viana

Em relação ao acidente com o ônibus da empresa Rodoviária Santa Rita que deixou 40 feridos e três mortos, no último sábado, no viaduto das Três Lagoas, no bairro de Oitizeiro, o procurador geral do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand Asfora, informou que o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), Claudio Lima, solicitou que fosse designado um promotor para acompanhar o inquérito policial. “Tive contato com o governador e com o secretário que pediu para acompanhar o caso”, afirmou.
Já na Capital, os usuários de coletivos reclamam da falta de infraestrutura de alguns carros que ficam recorrentes em algumas linhas como a 003 Jaguaribe. “Demora muito para chegar um ônibus. Já peguei um que estava com as cadeiras quebradas. Quando passou por um quebra mola, o banco pulou. A gente paga por um ônibus que não é bom”, reclamou a estudante Eloisa Carateu. A aposentada Maria da Penha do Nascimento, 70, disse que não se importa com a sujeira, mas reclama da demora. “A gente espera muito tempo”, afirmou.
Eventualidade
O diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes de João Pessoa (AETC JP), Mário Tourinho, explicou que o que pode ter ocorrido é que esses carros antigos estavam circulando por eventualidade. “Quando um quebra ou precisa de revisão é substituído e talvez esse antigo foi colocado para circular. Isso é uma eventualidade, mas sabemos que é lastimável”, afirmou.
A maioria dos ônibus da capital tem entre 5 e 6 anos. Segundo a Semob, 87 carros estão com essa idade. O segundo maior número está entre 3 e 4 anos, com 83 veículos, seguido por entre 4 e 5 anos, com 69 carros.
Fiscalização
A vistoria nos ônibus intermunicipais da Paraíba é feita pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER). Segundo a diretora de Transportes, Nilza Magalhães, a frota da Região Metropolitana da Capital é mais antiga e por conta disso, a vistoria é semestral. Já nas que circulam nos demais municípios é feita anualmente, se a frota for nova. “A vistoria é feita na empresa. Se o carro estiver sem condições de circular, o veículo é retirado e notificado por um patrulheiro. A empresa é informada sobre o ocorrido”, afirmou.
Legislação limita idade
O chefe de Fiscalização de Transporte da Semob, Rodrigo Sávio, informou que diariamente faz fiscalização por meio de denúncias via telefone, e-mail e outras formas de comunicação. Ele disse que a frota de ônibus deve ser renovada a cada 10 anos conforme legislação municipal. A vistoria ocorre nos terminais de bairros, nas empresas ou mesmo na rua, dependendo do nível de emergência da denúncia. Segundo Rodrigo Sávio, as fiscalizações ocorrem nos terminais de bairros e nas empresas, podendo acontecer na rua, dependendo da denúncia e se for emergencial. É necessário que o passageiro informe o prefixo, a linha e dia/horário que pegou o coletivo. “Já encontramos ônibus com bancos quebrados”, afirmou. Nesse caso, é determinado o recolhimento do carro e a empresa notificada.
O assistente administrativo do setor de Vistoria Veicular, Washington José de Sousa Silva, informou que três carros, sendo dois da Marcos da Silva e um da Mandacaruense, que têm 13 anos continuam circulando pela Capital apesar de ser determinada a renovação a cada 10 anos. Segundo Washington, 59 ônibus foram adquiridos este ano. Do total de 541 cadastrados, 267 são adaptados com plataforma de acesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário