quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ZF apresenta câmbio automático para ônibus urbano

Fonte: Automotive Business
Matéria/Texto: Sueli Reis
Foto: Divulgação


De olho na iminente alta da demanda por ônibus urbanos no médio prazo no Brasil, impulsionada nos próximos anos pelo PAC da Mobilidade e por projetos de corredores exclusivos nas cidades que se preparam para receber os jogos da Copa do Mundo e Olimpíadas, a ZF traz ao mercado brasileiro a transmissão automática Ecolife de seis marchas. Fabricada na Alemanha, o câmbio automático pode ser aplicado em motores de até 2.000 Nm, entre veículos articulados, biarticulados e tradicionais. A nova transmissão atende as exigências do Proconve P7 e reduz em até 6% o uso do combustível com relação à geração anterior, a Ecomat 4, informa a empresa.




Segundo o gerente de desenvolvimento de negócios de sistemas de transmissão do Grupo ZF, Alexandre Marreco, a tendência é de aumento gradativo da participação das caixas automáticas na frota nacional de ônibus urbanos. Ele informa que a frota atual é composta por veículos com câmbio manual, que representam de 80% e 85% do total, e que de 15% a 20% são ônibus com transmissões automáticas. 

“O crescimento da frota não será tão expressivo, o que mudará é o mix dos veículos. Nossa expectativa é de que até 2016, a transmissão automática represente 35% da frota nacional.” 


O executivo relata que a transmissão Ecolife está em processo de homologação nas principais montadoras de veículos comerciais que atuam no País, como é o caso de Volkswagen (MAN), Mercedes-Benz e Scania. Ele projeta que essas homologações devem ser concluídas até o fim deste ano.


No Brasil, cerca de 400 ônibus equipados com a transmissão Ecolife estão em operações nas cidades de São Paulo, Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), em chassis Volvo, a primeira a aprovar a transmissão aqui e no exterior. No mundo, a ZF-Ecolife é utilizada há pelo menos dois anos, a começar pela Alemanha, seu país de origem. Outros países da Europa e de outras localidades também utilizam a nova caixa de câmbio automática, como é o caso da Colômbia, no sistema de BRT Transmilênio da capital Bogotá. 


A ZF projeta produzir 20 mil transmissões Ecolife este ano. Na Europa Ocidental, a empresa lidera os fornecimentos de câmbio automático, com participação de 69% do mercado. 


TECNOLOGIA AUTOMÁTICA


A nova transmissão automática da ZF de 6 marchas possibilita que a rotação do motor se alinhe à faixa ideal de torque e consumo, o que a faz atingir a economia de 6% no consumo de combustível, explica Marreco. A caixa também conta com o software TopoDyn Life, que reconhece a topografia e o peso transportado pelo veículo e, a partir desses dados, calcula e adapta as trocas de marchas a cada 10 metros percorridos. O sistema decide e aplica a marcha ideal, adaptando-se ao tipo de via, como aclive ou declive. 


A caixa também é equipada com retarder primário, que reduz a velocidade do ônibus até 6 km/h, sem o uso de freio. 


“Em testes realizados na Colômbia, conseguimos reduzir a emissão de pó de freios: dentro de uma frota de 1,8 mil ônibus, 19 toneladas desse material deixam de ser emitidos por ano para o meio ambiente.” 


Para apresentar a nova transmissão, a ZF realizou uma demonstração dinâmica do produto com empresários do setor de ônibus do País, entre 16 de abril e 31 de agosto de 2012, quando foram percorridos 20 mil quilômetros em 15 cidades de 7 estados. Cerca de 1 mil pessoas participaram do teste, realizado com 59 frotas de ônibus. A demonstração reuniu 80 empresas do setor, entre 8 órgãos gestores, 9 concessionárias e 3 encarroçadoras.

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