domingo, 9 de novembro de 2014

Mercedes-Benz lança OF 1724 automatizado

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

OF 1724
Ônibus OF 1724 da Mercedes-Benz agora conta com versão com caixa de troca de marchas automatizada. Investida da Mercedes faz frente ao 17-230 V – Tronic, modelo automatizado da principal concorrente, MAN Volskwagen Caminhões e Ônibus. Divulgação Mercedes-Benz
Mercedes-Benz lança OF 1724 com câmbio automatizado
Caixa tem seis marchas e, segundo a montadora, oferece mais conforto ao motorista e passageiros, além de reduzir consumo de diesel
ADAMO BAZANI – CBN
A Mercedes-Benz lançou na décima edição da Fetransrio, feira de veículos de transporte coletivo, a versão do ônibus de motor dianteiro OF 1724 com câmbio automatizado.
A investida é para fazer frente ao principal concorrente da categoria, o 17-230 V-Tronic, da MAN Volkswagen, que também possui câmbio automatizado e tem conquistado uma fatia cada vez maior do mercado.
O OF 1724 automatizado, de acordo com a Mercedes-Benz, pode ser usado para aplicações em linhas urbanas, linhas intermunicipais e para fretamento continuou ou de curta ou média distâncias.
A caixa de mudanças do modelo é a G 85, de seis marchas. Chamada pela Mercedes-Benz de “SmartShift”, é baseada numa caixa de marchas convencional, mas que possui um sistema inteligente de trocas, que seleciona o melhor momento para o engate de determinada marcha, dependendo da situação de operação.
A Mercedes-Benz garante que a opção automatizada oferece maior conforto e segurança para os passageiros e motorista, menor desgaste de peças, barateando a manutenção, e também reduz o consumo de diesel, já que o motor trabalha sempre na rotação correta.
Em nota, a fabricante informa que o motorista pode optar pela troca manual, mesmo com a opção automatizada:
“Com o “SmartShift”, o motorista pode escolher a troca das marchas entre modo manual ou automático, tendo no painel de instrumentos a indicação da marcha utilizada. O modo automático garante que a marcha correta será engrenada e sempre realiza a troca, se necessário. No modo manual, a unidade previne o condutor sobre a eventual escolha da marcha incorreta. O chassi OF 1724 segue oferecendo ao cliente a opção do câmbio manual G-85 de 6 marchas, ficando a seu critério a escolha da versão que melhor atenda suas necessidades operacionais. Esse chassi vem equipado com motor Mercedes-Benz OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros. Oferece potência de 238 cv a 2.200 rpm, com torque de 850 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. Este motor se caracteriza pelo elevado torque já em baixas rotações e por respostas rápidas, tanto nas arrancadas, como nas retomadas de aceleração. Com 17 toneladas de PBT, o OF 1724 é ideal para trechos que exigem maiores velocidades médias. Ele foi desenvolvido para carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Entre seus itens de série incluem-se ainda freio motor, exclusivo Top Brake, freio ABS, coluna de direção regulável e polia adicional no motor para ar condicionado.”
O modelo OF 1724 conta também com uma versão que apresenta suspensão pneumática:
“Na dianteira do veículo, a suspensão pneumática conta com duas bolsas de ar,amortecedores telescópicos de dupla ação e barras tensoras. Na traseira, são quatro bolsas de ar, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras tensoras transversais e longitudinais.” – complementa a Mercedes-Benz na nota.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário