terça-feira, 29 de abril de 2014

Curitiba instala “faixas tipo Haddad” só que melhor

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus faixas
Berço do BRT (corredores de ônibus), Curitiba adota a implantação de faixas exclusivas como solução de mobilidade. Diferentemente do que ocorre na Capital Paulista, onde as faixas são pintadas na estrutura já existente, em Curitiba, antes da demarcação, o pavimento será preparado para receber o fluxo maior de ônibus, que são veículos mais pesados. Foto: Prefeitura de Curitiba – Foto: Jaelson Lucas/SMCS
Curitiba instala “faixas tipo Haddad” só que melhor
Na primeira fase, serão 20 quilômetros de vias com faixas para ônibus. Trechos receberão obras especiais
ADAMO BAZANI – CBN
A prefeitura de Curitiba, no Paraná, anunciou nesta segunda-feira, dia 28 de abril de 2014, o início de implantação da primeira faixa exclusiva para ônibus.
As obras começaram na Rua XV de Novembro, no centro da cidade, e o trecho vai ter 2,5 quilômetros de extensão entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão, a uma quadra do início do calçadão. Até junho os ônibus devem trafegar com exclusividade entre estas vias.
De acordo com nota da prefeitura de Curitiba, “a obra vai beneficiar diretamente os 45 mil passageiros transportados diariamente pelas 11 linhas de ônibus que passam pela avenida: Rua XV/Barigui; Detran/Vicente Machado;Capão da Imbuia/Parque Barigui; Menonitas; Tarumã; Alto Tarumã; Sagrado Coração; Pinhais/Guadalupe; Interhospitais; Curitiba/Piraquara (parador) e Curitiba/Piraquara (direto)”.
Com isso, Curitiba que é considerado o berço mundial do BRT – Bus Rapid Transit – corredores de ônibus de alta velocidade, adere à solução das faixas para diminuir o tempo de deslocamento de passageiros do transporte público.
A medida é uma das bandeiras do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, na área de mobilidade urbana. Desde janeiro de 2013, segundo a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, foram implantados na capital paulista 326,9 quilômetros de faixas. Ainda de acordo com a CET, hoje a velocidade média dos ônibus nas faixas é de 20,4 km/h e nos corredores (que deveriam ter ônibus mais rápidos) é de 16.6 km/h.
Outras cidades de São Paulo também seguiram o exemplo da Capital. É o caso de Santo André, no ABC Paulista.
No entanto, diferentemente de São Paulo, Curitiba quer fazer faixas de ônibus mais elaboradas.
Em todas elas, inclusive na primeira, na Rua XV de Novembro, o pavimento por onde os coletivos terão exclusividade será reforçado para a via suportar o peso dos ônibus, maior em relação a outros veículos.
Além disso, são realizados estudos para definir quais vias devem receber os espaços exclusivos e o principal critério para isso é a demanda. Na Rua XV de Novembro, a média nos horários de pico é de um ônibus por minuto.
A primeira fase de implantação de faixas exclusivas para ônibus em Curitiba deve contemplar 20 quilômetros.
Todos passarão por obras e vão contar, inclusive, com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.
O governo federal liberou para obras gerais de mobilidade na capital paranaense R$ 5 bilhões.
De acordo com nota da prefeitura de Curitiba, a linha Inter II, que é a mais lotada do sistema, também vai contar com faixas exclusivas.
“Há duas semanas, a União liberou recursos para a primeira etapa do projeto de requalificação do Ligeirinho Inter 2 , que também será beneficiado pelas faixas exclusivas. A linha Inter II, que isolada é a mais carregada do sistema, com quase 80 mil passageiros por dia, também vai ganhar faixas exclusivas, estações mais amplas e novos ônibus articulados, com capacidade para 160 passageiros. Atualmente, dos 70 ônibus da frota, 40 são articulados e 30 são ônibus comuns, com capacidade para 100 passageiros. Esta primeira etapa do projeto de melhoria do Inter II inclui a implantação de dois binários, formados pelas ruas Padre Germano Mayer com Camões, no bairro Cristo Rei; e Olga Balster e Nivaldo Braga, no Cajuru e a construção de uma trincheira na Avenida Nossa Senhora Aparecida, no cruzamento com as avenidas Arthur Bernardes e Mário Tourinho, um dos pontos de maior lentidão no trajeto do Inter II em horário de pico. O projeto também prevê que 7,4 quilômetros do trajeto do Inter II sejam feitos em trechos das canaletas já existentes nas avenidas Paraná, João Gualberto e República Argentina, Padre Anchieta e Linha Verde. Além do Inter II, foram incluídos no PAC da Mobilidade o projeto de ampliação da capacidade e velocidade das linhas de ônibus BRTs (com R$ 273 milhões destinados pelo governo federal) e a conclusão da Linha Verde, que receberá R$ 268,5 milhões”.
As outras vias com faixas exclusivas ainda vão ser definidas depois de estudos da prefeitura.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário