quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Governo do Estado autoriza execução dos projetos do BRT Arujá – Ferraz de Vasconcelos

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus
Ônibus metropolitano em Arujá. Governo do Estado de São Paulo autoriza a execução dos projetos para o Corredor BRT Arujá – Ferraz de Vasconcelos. Espaço exclusivo para o transporte coletivo deve ter 20,9 quilômetros de extensão e vai contar com estrutura de corredor moderno do tipo BRT. Obras devem ser concluídas em 2016. Devem servir a ligação, 67 ônibus, dos quais 55 vão ser articulados.
Estado de São Paulo autoriza execução de projetos para BRT Arujá – Ferraz
Obras devem começar no ano que vem e ser concluídas em 2016
ADAMO BAZANI – CBN
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou nesta quinta-feira, dia 13 de fevereiro de 2014, autorização para que sejam executados os projetos do corredor metropolitano de ônibus que vai ligar a cidade de Arujá a Ferraz de Vasconcelos, passando por Itaquaquecetuba e Poá, todas na Grande São Paulo.
Os projetos-executivos vão custar R$ 10,4 milhões e vão determinar o uso dos recursos para obras, o traçado do corredor e os métodos empregados para a construção, entre outros pontos.
O corredor vai ser construído pelo Consórcio BRT Arujá, formado pelas empresas Vetec e Walm.
Para a construção do corredor exclusivo, o governo do Estado de São Paulo diz que vai realizar investimentos de R$ 336 milhões.
O corredor vai ter 20,9 quilômetros de extensão. A estrutura será de BRT – Bus Rapid Transit e vai contar com separação real do transporte coletivo em relação aos demais veículos no trânsito. Em vez de pontos, terá estações com piso no mesmo nível do assoalho do ônibus, oferecendo acessibilidade, com painéis informando linhas e horários e sistema de pré-embarque, cujo pagamento da tarifa se dá antes da chegada do coletivo, agilizando a entrada nos ônibus.
As obras devem começar no ano que vem e têm conclusão prevista para 2016.
O ano de 2016 coincide com o fim dos contratos assinados na licitação 2006 da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos. Apenas a área 5 da EMTU, correspondente ao ABC Paulista não foi licitada por pressão dos empresários de ônibus do ABC e opera em desacordo com a Constituição Federal de 1988, que determina que os serviços públicos prestados por empresas privadas sejam contratados por licitação.
Com as obras terminando em 2016 e a licitação devendo ocorrer neste mesmo ano, os operadores no novo corredor já devem iniciar os serviços com novos contratos.
O Governo do Estado acredita que com corredor, o tempo de viagem no transporte público entre Arujá e Poá deve ser reduzido em aproximadamente 30 por cento.
Por dia, devem ser transportados 47 mil passageiros. A previsão é de que circulem pelo corredor BRT Arujá – Ferraz de Vasconcelos 65 ônibus, dos quais 55 serão articulados, com maior capacidade de passageiros. Também devem operar ônibus urbanos de três eixos, com 15 metros de comprimento, maiores que os ônibus convencionais que têm entre 12 metros e 13,2 metros de comprimento.
ESTAÇÕES DA CPTM:
Até novembro devem estar concluídas as obras nas estações Poá, Suzano e Ferraz de Vasconcelos da Linha 11 Coral da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
A licitação para a construção da nova estação da CPTM Antônio Gianetti, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, deve ser definida até este sábado, segundo o governo do Estado.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

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