terça-feira, 12 de novembro de 2013

FALHA GRAVE: Superaquecimento em BRT no Rio deve ser investigado

ônibus
Ônibus do BRT Transoeste. Superaquecimento em motores impossibilitou o funcionamento de vários veículos, causando transtornos para os passageiros
Superaquecimento em BRT no Rio deve ser investigado
Vários ônibus do BRT Transosete não circularam por problemas no motor devido à temperaturas altas na cidade
ADAMO BAZANI – CBN
Um problema que não deveria acontecer em veículos fabricados no Brasil mas que ocasionou transtornos aos passageiros do sistema BRT Transoeste na manhã desta terça-feira, dia 12 de novembro.
Superaquecimento nos motores retirou de circulação diversos ônibus do sistema, que atende diariamente 125 mil passageiros.
A falha deve ser apurada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Alguns passageiros disseram que os ônibus que servem o corredor foram insuficientes e que em alguns momentos foi necessário esperar quase uma hora para conseguir embarcar nos veículos.
Segunda e terça-feira foram dias de muito calor no Rio de Janeiro. No início da tarde, termômetros de rua marcaram 41 graus, com sensação térmica de 50 graus centígrados.
Mas de acordo com especialistas em engenharia e transportes, as altas temperaturas não podem ser consideradas os principais motivos para a falha no atendimento aos passageiros.
Ao site de notícias do G 1, o professor de Engenharia Mecânica da FEI, Ricardo Bock, disse que na maior parte das vezes este tipo de problema ocorre por causa da manutenção inadequada.
“Quando um carro é projetado, ele se leva em conta isso [a necessidade da manutenção]. Então, qualquer coisa que saia fora disso, já é um problema. A cada 10 mil quilômetros, deve-se fazer a manutenção. Isso vale para qualquer veículo. Após rodar essa quilometragem, é preciso ter atenção para evitar o superaquecimento”, explicou o professor.
Ainda de acordo com o professor, baixa velocidade pode ocasionar o problema
“Significa pouca troca de calor. O radiador troca calor com a atmosfera e se a velocidade for baixa, ele troca pouco. É preciso manter o nível de água no mínimo pelo menos. Aditivo ajuda. O etilenoglicol impede que o radiador superaqueça. Ele é um anticongelante e pode ajudar porque ele muda o ponto máximo de ebulição da água. Ele pode ser adquirido em postos de gasolina, mas o ideal é nas concessionárias, indicam para motor especifico”
A concessionária BRT TransOeste, que reúne as empresas Auto Viação Jabour e Expresso Pegaso, disse que vai reforçar a manutenção preventiva.
Técnicos da fabricante dos motores e chassis, Mercedes Benz, estiveram nas garagens para solucionar o problema. A fabricante também deve analisar o caso.
A BRT TransOeste não informou o motivo do superaquecimento e nem quantos ônibus foram afetados.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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