terça-feira, 1 de maio de 2012

TRANSANTIAGO SUBUS CHILE S/A

TRANSANTIAGO

O sistema de transporte público por ônibus de Santiago, denominado TRANSANTIAGO opera desde 2006 e foi uma profunda reestruturação do serviço na capital chilena. Introduziu o sistema tronco-alimentado, a integração temporal mediante cartão (a tarjeta BIP) e junto ao eficiente Metrô de Santiago forma o sistema de transporte público de Santiago. Anteriormente o sistema utilizava apenas ônibus convencionais (embora muitos de motor traseiro) e as linhas eram bairro a bairro, na sua maioria diametrais, com forte superposição de itinerários e concentração de carros na região central da cidade. Não havia qualquer tipo d eintegração, com exceção das linhas integradas ao metrô, chamado Metrobus.
As linhas troncais são operadas em cinco concessões, pelas empresas Alsacia, SantiagoExpress, Metropolitana e Subus. As duas primeiras são de capital colombiano e pertencem a operadoras do sistema TransMilenio, de Bogotá. A Subus é novata no transporte urbana (seus controladores têm experiêncoa com transporte de carga) e a Metropolitana reúne os antigos operadores da cidade.
Existem 10 áreas de alimentação, operadas por outras empresas na sua maioria e também com a participação da Subus e da Metropolitana. Participam desse sistema as empresas Redbus, Vule, Veolia (de capital francês) e a STP Santiago. 






Quanto ao visual dos ônibus, a pintura é bastante simples e não ostenta o nome do operador. É composta de uma faixa diagonal bem larga no meio do carro. Se o carro é troncal o fundo é branco e a faixa verde claro. Se é alimentador a cor de fundo é a da área ( são dez) e a faixa é branca. Os desenhos abaixo ilustram todas as cores existentes.




Recentemente houve alterações nos operadores dos lotes de alimentadoras, pois duas empresas, Nuevo Milenio e Transaraucarias fecharam sua sportas, sendo substituída spor outras empresas do sistema.
No que diz respeito à frota, as linhas troncais operam com articulados de piso baixo, carrocerias Marcopolo Gran Viale e Busscar (modelo específico)e Mondego e chassis predominantemente Volvo B9SALF ou carros Low Entry de várias marcas e modelos, predominando os Gran Viale sobre chassis Volvo B7 e Mercedes-Benz O-500 e uma crescente participação dos Mondego da Induscar Caio.
Entre os alimentadores há diversidade é tão grande que não caberia nesta página, pois há nesse subsistema muitos carros antigos por serem trocados e microônibus. Operam carros de todas as encarroçadoras brasieliras e também as nacionais Metalpar, Inrecar e TMG, além de carros das extintas Sport Wagon e Cuatro Ases.
As novidades entre os alimentadores é uma nova compra de Caio Mondego, de Mega BRS da Neobus e de Gran Viale da Marcopolo.
Para mais informações visite o site oficial do sistema www.transantiago.cl e para fotos os excelentes sites chilenos www.chilebuses.cl e www.busesurbanosdechile.cl

Alvaro González Rodríguez
Fonte: site oficial do Transantiago, noticiário local e conhecimento do autor.
 

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