domingo, 31 de julho de 2011

Andorinha

VIAÇÃO ANDORINHA
A 1ª Viação Andorinha surgiu originalmente no início da década de 60 explorando a região conhecida como Caminho da Serra do Barata, aos pés do maciço da Pedra Branca. Em 1969 sua frota era de 66 carros com as seguintes linhas: 725 - Cascadura x Vila Pompéia; 742 - Cascadura x Barata; 777- Madureira x Padre Miguel; e 960 - Penha x Senador Camará. As linhas 741, 743 e 800 surgiram nos anos 70 e a 790 e 926 anos depois. Todavia, em 1982 a Andorinha associou-se (minoritário-menor participação)com a Auto Viação Bangu fundindo em suas operações.


O que permaneceu da antiga Andorinha na fusão foram as cores vemelho e creme e a "bandeira" LTDA. Portanto, a nova e poderosa Auto Viação Bangu de 239 carros deu continuidade as cores e transformou em sede a garagem da sua adquirida.
Porém em 1995, a Bangu realizou uma cisão e a Andorinha voltou a operar independentemente, sob prefixo 59000, certamente, sem nenhuma relação com a antiga Andorinha 14000. A empresa ficou, principalmente, com as linhas 391-745-746-790*-800-926 e a garagem (sede) ficou sendo definitivamente em Bangu (era a garagem original da Auto Viação Bangu). Em 2005 foi adquirida pelo Grupo Breda Rio.
Atualmente a Andorinha assumiu as linhas 784, da Ocidental; 684, 790A e 820, da Oriental, 756, da Feital, esta última em "pool" com a Transportes Barra, e S11, da Viação Santa Sofia, antes operada pela Auto Viação Bangu
A empresa conta com uma frota de mais 200 veículos e mais de 700 funcionários, realizando a ligação entre os bairros da Zona Oeste e ligando os bairros do Centro e do subúrbio da Zona Norte à Zona Oeste. A previsão é chegar até o final de 2010 com mais de 280 carros. Os novos Spectrum já foram encomendados.
Em novembro de 2010 a Andorinha passou a atuar dentro do Consórcio Santa Cruz.











Nenhum comentário:

Postar um comentário