Empresa
brasileira vai atuar no maior nicho de mercado brasileiro e quer fazer
frente a concorrentes como Mercedes Benz e MAN – Volkswagen.
A
partir do primeiro trimestre do ano que vem, a fabricante nacional
Agrale vai dar um passo considerado importante para aumentar sua
participação na indústria de ônibus e desta vez ela vai brigar numa
categoria de peso.
A empresa vai começar a
comercializar ônibus com PBT – Peso Bruto Total de 17 toneladas, mercado
hoje dominado pela Mercedes Benz e pela MAN Latin America (Volkswagen
Caminhões e Ônibus). O lançamento deve ocorrer no mês que vem, durante a
Fetransrio, feira voltada para o setor de transportes, realizada no Rio
de Janeiro.
O
gerente nacional de vendas da Agrale, Silvan Poloni, disse à reportagem
do Blog Ponto de Ônibus e do Canal do Ônibus que os testes com os
chassis já estão sendo realizados para que as primeiras unidades estejam
operando comercialmente no início de 2013.
“A
comercialização dele está prevista para o primeiro trimestre de 2013.
Nós estamos com alguns veículos rodando em testes. Nós vamos oferecer um
produto bem testado, seguro, com uma tecnologia bem atual. Será um
veículo com características para o transporte urbano.”
Hoje
a Agrale se concentra nos segmentos de micro-ônibus e ônibus com peso
bruto total de até 15 toneladas. Os veículos seguem os padrões
obrigatórios de redução de emissão de poluentes previstos na fase 7 do
Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos
Automotores que tem como base as normas internacionais Euro V. Mas é a
grandeza do segmento de 17 toneladas que chama a atenção da fabricante.
“Com
o 17 toneladas, estamos num mercado onde até então a Agrale não estava.
É um segmento muito importante que representa 40% do mercado interno no
Brasil. Para nós é um fator de extrema importância. O modelo de
transporte urbano no Brasil se baseia neste tipo de ônibus. As
perspectivas são promissoras” – disse o gerente nacional de vendas da
Agrale, Silvan Poloni.
Como vantagens, a Agrale
diz que o ônibus já é um projeto que nasce voltado para o Euro V e não
se limita a ser um veículo de linhas mais antigas modificado, além de
robustez para as características de tráfego e topografia da maior parte
das cidades e facilidade de manutenção.
BOAS PERSPECTIVAS PARA 2012
Apesar
de o ano de 2012 ser marcado por um ajuste de mercado, já que em 2011
boa parte dos empresários antecipou as renovações de frota para
escaparem dos preços mais altos dos modelos que seguem os padrões de
redução de emissão de poluentes Euro V, a Agrale diz que tem a
comemorar.
E
um dos grandes motivos para isso, enquanto as outras montadoras fazem
as contas de quanto vão vender a menos, é justamente o tipo de ônibus
que a Agrale faz.
O modelo MA 10, de 10
toneladas, é o micro-ônibus mais robusto do mercado, segundo a
montadora, o que tem atraído a atenção dos investidores. Mas são
justamente os modelos para transporte escolar, em alta por conta dos
incentivos governamentais para a educação, que fazem com que a Agrale
estime um crescimento entre 15% e 20% neste ano em relação a 2011.
“O
mercado está começando a voltar à normalidade. O Governo (Federal) deu
uma mão nisso através de programas como o PAC Equipamentos. No nosso
caso, participamos do programa ‘Caminho da Escola’ e teremos crescimento
em relação a 2011” – contou Silvan Poloni, gerente nacional de vendas
da Agrale. A empresa também atua nos segmentos de cargas e máquinas
agrícolas.
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