Operação “Resgate ao Ônibus” será feita nas vias onde não há corredores ou faixas exclusivas
ADAMO BAZANI
O secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, anunciou nesta quinta-feira, 29 de outubro de 2015, que a CET deve lançar até o final do ano a “Operação Resgate ao Ônibus”, nome provisório de uma série de medidas para agilizar a circulação de ônibus em vias congestionadas que não contam com faixas ou corredores para o transporte coletivo.
Uma das ações é permitir passagem prioritária ao ônibus em casos de problemas de trânsito, com a atuação momentânea de agentes da CET.
Trechos da Avenida Juscelino Kubitschek são exemplos de via que pode ter esse conceito.
“Se nós falamos que a prioridade é o transporte público, e se a cidade tem apenas 500 km de faixa exclusiva ou corredor de ônibus, não tem sentido um ônibus, um biarticulado, cheio de gente, ficar junto com os carros, travado. Então a CET tem que fazer um resgate desse ônibus. Isso é priorizar mobilidade, priorizar as pessoas. Temos que fazer uma área de mobilidade igual à saúde, o mesmo conceito: se tem alguém dentro da ambulância, ela não tem prioridade? A mesma lógica tem que ser para o transporte público” – disse Tatto na reunião do conselho Municipal de Trânsito e Transporte.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário