Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: JC Barboza
Fotos: Marcopolo/Autobuses de Colômbia
Em fevereiro desse ano foi fotografado na fábrica da Marcopolo em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, um ônibus descaracterizado, que parecia ser o protótipo de um novo modelo da Marcopolo. Muitos apostaram em um novo Citmax ou a versão com motorização dianteira do modelo Gran Viale. Mas as especulações davam a entender que seria a nova versão do modelo urbano de maior sucesso da Marcopolo, o Torino, produzido pela encarroçadora gaúcha desde de 1983. Inclusive foi tema de matéria em nosso portal em meados do mês passado. E descobrimos que realmente ele é o novo Torino, porém não aqui em nosso país, já que o atual modelo possui um desempenho satisfatório no mercado e não seria interessante uma mudança no visual do principal modelo urbano da Marcopolo agora.
Como dissemos anteriormente, esse modelo que foi visto em Caxias do Sul, ele é mesmo o novo Torino, porém o modelo é produzido na Colômbia pela Superpolo na unidade fabril em Bogotá. A Superpolo é uma empresa resultante da joint-venture entre a Superior e a Marcopolo.
A encarroçadora nasceu há seis anos com investimento de US$ 18 milhões dividido meio a meio entre Marcopolo e Superior para instalar a planta localizada em Cota, região metropolitana de Bogotá. Na divisão de funções na joint venture, a administração do negócio e as vendas ficam com os sócios colombianos, enquanto os brasileiros comandam a engenharia, processos de manufatura e qualidade. Todos os produtos são vendidos com uma só marca, a Marcopolo.
Não existe previsão de lançamento ou até mesmo se o modelo será lançado em nosso país. Por enquanto ficaremos com a atual versão do Torino que teve em 2012 2.440 unidades emplacadas, correspondendo a 28,24 % de participação no segmento urbano de acordo com a Fenabrave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário