A Volvo disse não
esperar crescimento dos mercados europeu e norte-americano no próximo
ano, após as encomendas e o lucro da segunda maior fabricante mundial de
caminhões terem recuado no terceiro trimestre. No Brasil, a empresa
estima uma alta de 5,5 por cento no mercado em 2013.
A crise de dívida na Europa e a fraca recuperação econômica nos Estados Unidos travaram a demanda por caminhões pesados.
As encomendas da
Volvo no terceiro trimestre caíram 25 por cento sobre um ano antes,
superior à queda prevista pelo mercado, de 17 por cento.
O resultado se
compara ao da rival Scania, que apurou uma queda de 10 por cento nas
encomendas no período, sendo menos prejudicada por não estar presente
nos EUA.
O lucro operacional
da Volvo caiu para 2,9 bilhões de coroas suecas (435,68 milhões de
dólares), contra 5,8 bilhões de coroas um ano antes e bem abaixo da
estimativa em pesquisa da Reuters de 4,5 bilhões.
A fabricante disse
ainda esperar que os mercados de caminhões europeu e norte-americano no
próximo ano permaneçam no mesmo nível visto em 2012, com a demanda nos
EUA ainda fraca no começo do ano.
No Brasil, onde
incentivos governamentais começaram a impulsionar a demanda, o mercado
deve chegar a 95 mil caminhões em 2013, ante previsão de 90 mil para
este ano.
Para 2012, a Volvo
manteve as estimativas para todos os mercados, incluindo uma contração
da indústria na Europa de cerca de 5 por cento e crescimento de 15 por
cento na América do Norte.
FONTE: Exame
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