domingo, 27 de julho de 2014

Viação Cidade do Aço

VIAÇÃO CIDADE DO AÇO
Hoje em nosso blog está esta que é um grande exemplo de empresa: Cidade do Aço sediada na cidade de Barra Mansa, no sul fluminense com o registro RJ 174.000 tem sua frota composta de ônibus urbanos e rodoviários: Marcopolo Torino, Paradiso 1200 G6 e G7 e sênior, Busccar Urbanuss e Vissta Buss e com os chassis Mercedes Benz LO-915,Scania K-124 IB, K-310, K-340 e Volkswagen 17-210 OD e 17-230 EOD. Suas áreas de atuação: Rio de janeiro, Nova Iguaçu, Seropédica, Volta Redonda e Barra Mansa.



sexta-feira, 25 de julho de 2014

Ceilândia recebe 14 novos ônibus articulados















Cada veículo tem capacidade para 130 passageiros e farão as linhas Setor O - Plano Piloto
Com informações da Agência Brasília
Passageiros de Ceilândia, no Distrito Federal, contarão a partir desta semana com 14 novos ônibus articulados. Segundo o DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal), osveículos da empresa São José têm capacidade para 130 passageiros cada um e atenderão as linhas do Setor O para o Plano Piloto, região central de Brasília (DF). 
Segundo o GDF (Governo do Distrito Federal), os novos veículos substituem os antigos coletivos que operavam na região. Para adequar a operação ao ônibus articulado, o terminal e as vias anexas passaram por uma reforma. 
Até o momento, de acordo com dados do DFTrans, o Sistema de Transporte Público Coletivo conta com 2.378 ônibus novos, de um total de 2.698. 
As linhas que serão reforçadas pelos coletivos articulados da São José em Ceilândiua são: 
0.311 - Setor O/W3 Sul (via M2-SIG)
311.3 - Setor O/W3 Sul (SIG - Qd. 716 Sul)
0.374 - Setor O Via Leste/W3 Norte
374.2 - Setor O Via Leste/W3 Norte (Estrutural)

0.375 - Setor O Norte/W3 Norte

sábado, 19 de julho de 2014

Especial BRT Trans Oeste

Hoje no blog apresentamos um grande especial do BRT Trans Oeste que está em operação há dois anos com o trecho Santa Cruz - Alvorada, Paciência - Recreio, Santa cruz - Vilar Carioca em 2013 e em definitivo o trecho Campo Grande - Santa Cruz este ano de 2014. Trecho Santa Cruz - Alvorada é operado pelas empresas Pégaso e Jabour, já o da Cesário de Melo também pela Pégaso e Algarve, participando as empresas Auto Viação Bangu e Transportes Campo Grande.














quarta-feira, 16 de julho de 2014

Viação Mauá - Perfil

VIAÇÃO MAUÁ
Empresa sediada no município de São Gonçalo, RJ sindicato SETRERJ.
Detro: RJ 185 áreas de atuação: Niterói, São Gonçalo, Méier, Campo Grande, Praça 15.




segunda-feira, 14 de julho de 2014

BYD vai ter primeira planta da América Latina em Campinas

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus da BYD
Ônibus da BYD em São Paulo. Empresa chinesa anuncia fábrica em Campinas. Foto: Adamo Bazani
BYD vai investir R$ 250 milhões em planta na cidade de Campinas
Empresa chinesa vai abrir uma fábrica de montagem de ônibus elétricos e um centro de desenvolvimento e pesquisa para a América Latina
ADAMO BAZANI – CBN
Depois de muitas especulações em torno de onde seria a fábrica de ônibus elétricos da chinesa BYD – Build Your Dream Company Limited., a empresa anunciou nesta segunda-feira, dia 14 de jukho de 2014,de maneira oficial, que a montagem destes veículos será realizada em Campinas, no Interior Paulista.
A planta de 32 mil metros quadrados, sendo 20 mil metros quadrados de área construída, será a primeira unidade fabril da BYD na América Latina.
Com investimentos de cerca de R$ 250 milhões nesta primeira fase, a unidade vai ser responsável pela montagem de ônibus e baterias de fosfato de ferro. A planta também vai montar painéis solares e abrigar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da BYD para a América Latina, com o objetivo de realizar estudos e criar novas tecnologias para a região com vistas a veículos elétricos (não somente ônibus), baterias, smart grid, energia solar e iluminação.
As operações devem começar em 2015. Quanto aos ônibus, o objetivo inicial é montar para os chassis os equipamentos ainda fabricados na China. Um próximo passo será fabricar mais componentes no Brasil, por isso, o centro de pesquisa.
“A planta industrial terá capacidade de produção de 500 a 1000 unidades de ônibus e baterias por ano quando alcançar sua plena operação … Temos ainda interesse da empresa em fabricar células de baterias e chassis para ônibus elétricos no Brasil no futuro próximo”.- disse em nota, o presidente da BYD no Brasil, Tyler Li. A unidade deve gerar 450 empregos diretos.
Os contatos entre a direção da BYD e a administração de Campinas começaram no ano passado, como diz nota da prefeitura.
“O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, Samuel Rossilho, revela que a sua Equipe esteve pessoalmente na China por duas vezes. Em maio de 2013, Campinas foi à China conhecer a proposta da BYD e os seus produtos,apresentando na ocasião as características econômicas, sociais e credenciais da cidade para a atração do investimento. Em setembro de 2013, o Presidente Mundial e CEO da BYD, Wang Chuanfu, em visita oficial à cidade, foi recebido pelo Prefeito Jonas Donizette que assegurou fazer os esforços necessários para que a cidade pudesse receber investimento tão qualificado. Em novembro de 2013, em viagem oficial ao sul da China para assinatura de Memorando de Entendimento entre Campinas e a cidade Dongguan, oficializou-se a finalização dos acordos necessários à recepção em Campinas da primeira fábrica da BYD na América Latina” relata texto oficial da prefeitura de Campinas.
A instalação da BYD em Campinas teve apoio da agência de desenvolvimento do governo estadual, Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade.
O ônibus elétrico da BYD será testado em Campinas. Unidades já passaram por testes em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Palmas, Sorocaba e Piracicaba.
De acordo com nota da BYD, o ônibus elétrico da empresa apresentou boa relação custo/benefício em pesquisas internacionais sobre mobilidade não poluente, realizadas pelo C40,que reúne as maiores cidades em desenvolvimento.
“Segundo metodologia e programa de testes liderados pela C40 Cities & Fundação Clinton, com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), das 16 diferentes tecnologias de ônibus avaliadas em 4 cidades da América Latina (Rio de Janeiro, São Paulo, Santiago e Bogotá), o ônibus elétrico da BYD teve o melhor desempenho dos testes, apresentando redução de 81% no consumo energético e redução de 75% no custo operacional além de menor custo manutenção e poucas adaptações nas garagens.” diz a nota.
A cidade de Campinas e a agência Investe São Paulo vão atuar também no preparo de mão de obra através de parcerias com universidades e instituições de ensino técnico.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

domingo, 13 de julho de 2014

Vila Real - Perfil

VIAÇÃO VILA REAL

Empresa integrante do consórcio Internorte, SMTR B-11500. Sediada no bairro de Bento Ribeiro na rua João Vicente, suas área de atuação: Pavuna, Marechal Hermes, Madureira, Cascadura, Honório Gurgel  e centro da cidade.






sexta-feira, 11 de julho de 2014

Incêndios a ônibus voltaram: Cidadania perde de goleada!

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus queimados
Ônibus da VIP destruídos em incêndio em garagem na zona Sul da Capital Paulista. Mais uma vez a cidadania perde de goleada. Foto: Foto: Daniel Teixeira/ Estadão Conteúdo
Incêndio a ônibus: Cidadania perde de Goleada
Polícia investiga as razões dos ataques a ônibus logo depois do jogo de ontem da seleção brasileira
ADAMO BAZANI – CBN
O Brasil não perdeu em campo ontem, apesar da humilhante derrota por 7 a 1 para a Alemanha.
As perdas são no dia a dia com problemas crônicos, como o vandalismo e o crime.
Logo depois da partida, ao menos 25 ônibus foram destruídos em incêndios.
O pior dos ataques foi numa garagem de apoio da VIP, na Rua João de Abreu, nas proximidades da Estrada do M Boi Mirim e do Terminal Guarapiranga.
A SPTrans informou que a garagem é usada pela empresa para guardar ônibus mais antigos ou em manutenção.
Na noite forma registrados mais cinco incêndios, um em Guarulhos e quatro na Capital:
- Rua Marinópolis, no Jardim Presidente Dutra, em Guarulhos.
- Rua Primavera de Caiena, 780, em Sapopemba, na Zona Leste.
- Avenida Yervant Kissajikian, 4.600, na Zona Sul.
- Avenida Antenor Navarro, na Vila Medeiros, zona Norte.
- Rua Tibúrcio de Souza, no Itaim Paulista, Zona Leste
A Polícia investiga as razões dos ataques para ver se as ações possuem relação entre elas. Num primeiro momento, não havia indícios de os crimes estarem ligados à derrota do Brasil no Mineirão.
A seleção brasileira perder em campo, realmente é lamentável. O time não tinha qualidade, não era uma seleção coletiva, e a oportunidade de ser Hexa no Brasil foi jogada no lixo da história.
Mas a verdadeira derrota do brasileiro ocorre no dia a dia. Neste ano, cerca de 100 ônibus foram destruídos em incêndios criminosos. O ato criminoso que mais destruiu ônibus em um único dia foi na Auto Viação Urubupungá, em Osasco, Grande São Paulo, no dia 22 de abril. Trinta e quatro ônibus foram destruídos num incêndio criminoso. Durante os jogos, as ondas de ataques diminuíram, mas ontem voltaram infelizmente com toda a força e o mundo viu.
Quem sabe agora não se faz algo mais efetivo do que o que tem sido realizado até agora.
Afinal, os investimentos da Copa provaram isso: transportes, estádios – e mesmo assim obras incompletas e de má qualidade, como o viaduto do BRT MOVE em Belo Horioznte. Aqui só se acelera o crescimento para gringo ver.
Nesta noite, mais uma vez a cidadania foi goleada pelo crime e pelo vandalismo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Novo prazo para o Transbrasil

Após dois adiamentos, prefeitura espera licitar trecho de Deodoro ao Caju no mês que vem

PAULO CAPPELLI
Rio - Adiada duas vezes, uma por conta de liminar movida por empreiteira e, outra, em razão de questionamento do Tribunal de Contas do Município (TCM), a prefeitura pretende abrir, no mês que vem, a licitação para dar início às obras do BRT Transbrasil. Inicialmente, a concorrência para definir o consórcio responsável por construir o corredor expresso que ligará Deodoro ao Centro estava prevista para acontecer em janeiro, mas, na ocasião, a empresa Camargo Corrêa entrou com ação na Justiça alegando irregularidades no processo licitatório
Em fevereiro, foi a vez de o TCM exigir explicações da prefeitura sobre o edital de licitação. No fim deste mês, a Secretaria de Obras enviará as respostas ao órgão fiscalizador, quando termina o prazo para que o governo municipal preste os esclarecimentos. O TCM e a prefeitura informaram que só poderão revelar o teor dos questionamentos após a análise dos técnicos do tribunal. Na quarta-feira, o prefeito Eduardo Paes afirmou que o Transbrasil deve começar a operar em até dois anos, mesmo que originalmente o empreendimento não pertença ao pacote para as Olimpíadas.
Veja o caminho que a Transbrasil irá percorrer
Foto:  Arte O Dia
A construção dos 23 quilômetros do primeiro lote do BRT, de Deodoro ao Caju, deve começar em setembro, com orçamento inicial de R$ 1,5 bilhão. Em nota, a secretaria explicou que o TCM pode solicitar novos esclarecimentos, o que prolongaria essa estimativa. O edital de licitação do segundo lote da via, do Caju ao Centro, ainda está em fase de detalhamento pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), que ficará responsável por parte das obras.
Ao ‘Informe do DIA’ , o prefeito Eduardo Paes detalhou, em maio, o provável traçado do BRT na chegada ao Centro: ao deixar a Avenida Brasil, o corredor seguirá pela Rodrigues Alves, Túnel João Ricardo (Central do Brasil) e Presidente Vargas, até a Candelária, onde será construído um terminal.
Obra essencial às Olimpíadas
Especialistas acreditam que, para o êxito logístico das Olimpíadas de 2016, é essencial que o corredor BRT Transbrasil já esteja operando na data. “Diferentemente da Copa, onde o público se desloca majoritariamente pela região do Maracanã e por Copacabana (onde acontece o Fifa Fan Fest), durante os Jogos Olímpicos espectadores e delegações vão ter que circular por toda a cidade”, disse Eva Vider, professora da escola politécnica da UFRJ e especialista em Engenharia de Transportes, lembrando que o corredor vai ajudar a retirar da Avenida Brasil parte dos 800 mil veículos que passam por dia na via.
Já o professor da UERJ Alexandre Rojas, especialista em Transportes, reforça que o corredor viabiliza uma rede integrada de BRTs, pois haverá ligações com o Transolímpica, em Deodoro, e com o Transcarioca, na Ilha do Governador. “O ideal seria que essa integração fosse por feita por metrô, trem, ou VLT. Ainda assim, o BRT vai melhorar bastante o trânsito”, pontua.

Fonte: http://odia.ig.com.br/noticia/observatorio/2014-07-06/novo-prazo-para-o-transbrasil.html

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Busscar pretende produzir 400 ônibus em seu retorno

944356_602395656445230_391315397_n (1)
No primeiro de sua retomada a Busscar já pretende produzir 404 ônibus e mais 2.053 no seu segundo ano.

O plano de recuperação judicial da Busscar está pronto e os credores tem 30 dias para se manifestar sobre. Documento com cerca de trinta páginas foi protocolado no dia 16 de junho e está iberado para consulta na 5ª Vara Cível de Joinville.
O destaque no plano está na venda da Tecnofibras, da reestruração operacional, prazo e condiçõe944294_603449656339830_825859358_ns especiais de pagamento de dívidas, reorganização da governança corporativa e contratação de novos financiamentos.
No plano definem também um cenário para os próximos 15 anos, que começam com a produção de 404 ônibus no primeiro ano e 2053 no segundo. Para que isso aconteça a empresa necessita de um capital de giro de 105 milhões de reais que devem vir da venda da Tecnofibras, do saldo de caixa e venda de outros imóveis não operacionais.
Já para o pagamento das dívidas fico definido que para aclasse trabalhista os créditos de R$5,5 mil serão pagos em parcela única no sétimo mês após a aprovação do plano, e os credores que tem a receber mais do que esse valor, receberão os mesmos R$5,5 mil e mais 4% do valor da dívida no sétimo mês e o saldo como ações do grupo em 12 parcelas. Os demais que não enquadram nesses, como os de garantia e quirografários terão três opções de pagamento, 20%, 30% e 50% dos créditos em que podem variar o prazo de carência e de pagamento.
A assembléia de deliberação foi marcada para o dia 19 de agosto pelo juiz a 5ª Vara Cível Rogério Manke, e será realizada no Centreventos Cau Hansen, às 14h.
Fica nossa expectativa para que o plano seja aceito e que tenhamos nossa Busscar produzindo novamente.

Fonte: Referência Bus.